Argentina entra para a história como a melhor colocada em campeonatos de escalada esportiva

A argentina Valentina Aguado, de apenas 16 anos, entrou para a história do esporte como a primeira pessoa sul-americana, homem ou mulher, a chegar entre os cinco primeiros colocados na Copa do Mundo de Escalada Esportiva, organizada pelo IFSC.

Na etapa da Copa do Mundo de Escalada juvenil, realizada no último final de semana na cidade austríaca de Innsbruck, a argentina, natural de San Luís (província argentina com pouco mais de 360.000 habitantes), conseguiu classificar-se com destaque nas modalidades dificuldade, boulder (sua especialidade) e velocidade e terminar em 5º na classificação geral.

Valentina Aguado

Este foi o primeiro campeonato organizado pelo IFSC que utilizou o mesmo formato que será adotado nas Olimpíadas de Tóquio. Ao final de cada categoria e Valentina conseguiu terminar em 2º na categoria boulder, 16º na categoria velocidade e 7º em dificuldade.

Desta maneira a argentina entrou para a história como a primeira atleta, homem ou mulher, a não somente chegar a uma final, como também ficar colocada entre os cinco melhores da competição.

Valentina Aguado, portanto, consolida definitivamente seu nome como a maior atleta sul-americana com reais esperanças de participar da Olimpíada de Tóquio em 2020.

Valentina Aguado

Na competição, Valentina Aguado enfrentou atletas como Ashima Shiraishi, Brooke Raboutou e Laura Rogora, consideradas os maiores nomes do esporte para o futuro.

Portanto, a atleta argentina, sem sobra de dúvida, sagrou-se como o maior nome da escalada do continente.

A redação da Revista Blog de Escalada tentou contato com seu técnico Maurício Ho, mas por estar muito emocionado com a conquista de sua pupila preferiu não dar nenhuma declaração. Valentina Aguado em agosto do ano passado foi desclassificada pelo IFSC, entidade gestora de competições de escalada, por não ter idade mínima para competir. A atleta argentina mostrou personalidade e humildade para admitir o erro. Hoje, pouco mais de um ano depois, voltou mostrar que é dos grandes nomes do esporte mundial.

Valentina Aguado

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.