Argentina bate recorde de ascensão ao Aconcágua estabelecido por brasileira

Dentro dos esportes de alto desempenho existe uma máxima: recordes são para serem quebrados.

No montanhismo não poderia ser diferente, e a argentina, e guia local de montanhismo de 25 anos, Chabela Farías, quebrou o recorde feminino de ascensão e descenso ao Monte Aconcágua, anteriormente estabelecido pela brasileira Fernanda Maciel com 14h20min no último mês de fevereiro.

Na ocasião, por conta do tempo ruim, Maciel decidiu sair desde o campo base, conhecido como Plaza de Mulas, estabelecendo o recorde feminino.

Reportado pelo site Aconcagua OnLine, a argentina Charbela estabeleceu um novo recorde com 12h40min, baixando assim em mais de 90 minutos o tempo estabelecido pela brasileira.

Porém, alguns dias depois de ter estabelecido a primeira marca feminina, a brasileira realizou uma outra tentativa de ascensão, e descenso, ao Monte Aconcágua saindo desde Horcones (entrada do parque que da acesso à montanha) quando estabeleceu o tempo de 22h52min.

A jovem guia de montanha, que é natural de San Martín de los Andes mas adotou Mendoza como seu lar,  planeja tentar bater o outro recorde de Fernanda Maciel, pela rota Horcones-Cumbre-Horcones , na próxima temporada.

Charbela pensa também em estabelecer um outro recorde, este para a rota Vacas-Cumbre-Horcones em menos de 24 horas, conhecido como ruta 360°.

Mais informações : Aconcagua OnLine

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.