Argentina bate recorde de ascensão ao Aconcágua estabelecido por brasileira

Dentro dos esportes de alto desempenho existe uma máxima: recordes são para serem quebrados.

No montanhismo não poderia ser diferente, e a argentina, e guia local de montanhismo de 25 anos, Chabela Farías, quebrou o recorde feminino de ascensão e descenso ao Monte Aconcágua, anteriormente estabelecido pela brasileira Fernanda Maciel com 14h20min no último mês de fevereiro.

Na ocasião, por conta do tempo ruim, Maciel decidiu sair desde o campo base, conhecido como Plaza de Mulas, estabelecendo o recorde feminino.

Reportado pelo site Aconcagua OnLine, a argentina Charbela estabeleceu um novo recorde com 12h40min, baixando assim em mais de 90 minutos o tempo estabelecido pela brasileira.

Porém, alguns dias depois de ter estabelecido a primeira marca feminina, a brasileira realizou uma outra tentativa de ascensão, e descenso, ao Monte Aconcágua saindo desde Horcones (entrada do parque que da acesso à montanha) quando estabeleceu o tempo de 22h52min.

A jovem guia de montanha, que é natural de San Martín de los Andes mas adotou Mendoza como seu lar,  planeja tentar bater o outro recorde de Fernanda Maciel, pela rota Horcones-Cumbre-Horcones , na próxima temporada.

Charbela pensa também em estabelecer um outro recorde, este para a rota Vacas-Cumbre-Horcones em menos de 24 horas, conhecido como ruta 360°.

Mais informações : Aconcagua OnLine

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.