Aprenda a como lavar roupas de softshell

Os tecidos de softshell são fundamentalmente usados como segunda ou terceira camada e que em essência repelem a água (mas não são impermeáveis) e são altamente respiráveis. Se o usuário está em movimento contínuo (caminhando, pedalando ou correndo) com chuva fina ou garoa, é um produto perfeito para repelir quantidades mínimas de água ou neve.

Por isso são uma ótima opção para usar em um sistema de camadas por exemplo. Para manter a repelência à água e a respirabilidade, é essencial manter o recobrimento que vem no tecido e manter os “poros” de respiração sempre abertos.

O Softshell e sua manutenção

softshell-3É recomendado lavar o softshell com regularidade e o motivo é simples : a quantidade de suor expelido pelo nosso corpo, que  perde sais,  incrusta no tecido durante o processo de evaporação da umidade. Estes sais com o tempo acabam deteriorando o tecido da indumentária.

Além disso durante o uso constante a sujeira natural do ambiente (poeira, terra, e outros materiais pulverulentos) vão se depositando na jaqueta, este processo também atrapalha o funcionamento de um softshell, já que a sujeira retêm a água no tecido e, assim, o processo de respirabilidade acaba prejudicado.

O resultado disso é o incômoda sensação de sufocamento comum em tecidos não respiráveis. Além disso a poeira, ou qualquer outra partícula que penetra no tecido, pode preencher os poros da película com as mesmas consequências.

Antes de lavar

A primeira coisa a se fazer antes de lavar toma um tempo e ler a etiqueta, que sempre possui as instruções básicas, por isso se você gosta de tirar as etiquetas por conforto, lembre-se de guardá-las em algum lugar que possa lê-las no momento que precisar saber mais o modo de lavar.

Na  etiqueta é possível encontrar instruções claras e, às vezes, mais detalhadas e nelas muitas vezes acharemos indicações com muitos símbolos que basicamente possuem o seguinte significado :

  • Lavar em água fria máximos 30º ou 40º (dependendo da roupa).
  • Não usar alvejantes ou amaciantes
  • Não lavar a seco
  • Não passar

Nem sempre as instruções dos fabricantes estão completas, então o melhor é usar o om bom senso seguindo a lei máxima de lavagem de produtos outdoor : Sempre utilizar a menor quantidade de produtos químicos e temperaturas possível.

etiqueta-roupas-softshell

Limpeza

Grande parte da população mundial usa sabão em pó para lavar as roupas, mas apesar do nome ele possui um tensoativo sintético como nos detergentes (os quais são oriundos do petróleo) e, por isso, assemelha-se muito mais a ele do que ao sabão propriamente dito que é obtido através da reação de saponificação. Por isso neste artigo utilizaremos o termo mais apropriado para este produto : detergente em pó.

Quando temos roupa suja e chegou a hora de lavar há sempre a dúvida : uso sabão comum ou detergente em pó ? Se você levar em conta a capacidade, e facilidade, de remover gorduras vai optar pelo detergente. Entretando se pensar em proteger a natureza vai preferir o sabão em barra.

Quando estamos lavando um softshell temos de saber que os detergentes em pó convencionais deixam uma fina camada nos tecidos que retira a repelência à água que o equipamento possui. Para conservar as propriedades de seu equipamento por mais tempo há alguns produtos que são vendidos no exterior e que são desenvolvidos especialmente para este tipo de roupa. No Brasil, até o dia de publicação deste artigo, não possui nenhum produto similar disponível no mercado para este fim.

detergente para softshell

Um outro produto muito popular é o Nikwax, que possuem em seu catálogo uma coleção de produtos que servem para limpeza de equipamentos como barracas, jaquetas Gore-Tex e softshell. Dentre os seus produtos há também alguns que impermeabilizam jaquetas e tecidos e são muito úteis para selar costuras de barracas e jaquetas que foram bastante usadas e apresentam desgaste acentuado.

Mas se realmente necessitar lavar e não possui acesso a estes produtos há uma maneira paliativa de lavar seu softshell : utilize somente água a temperatura ambiente, prestando atenção que não ultrapasse os 40ºC , e secar sempre à sombra e pendurado em um cabide plástico (cabides de madeira podem manchar o tecido).

Durante a lavagem procure esfregar suavemente nas partes com mais sujeira, utilizando a menor quantidade possível de sabão. Este processo pode ser feito em um balde, e até mesmo embaixo do chuveiro (preste atenção à temperatura da água) , ou se não estiver muito sujo apenas com um pano úmido.

Se após vários usos o softshell estiver com mau cheiro de suor, lave com sabão neutro diluído na água (sempre para evitar que o sabão entre nos tecidos) e enxague muito bem.

Se for utilizar uma máquina de lavar NUNCA utilize amaciante.

softshell-2

O sabões e detergentes mais utilizados para lavar roupas vem com muitos componentes químicos, muitos deles  sutfactantes, que tem propriedades hidrofílicas (compostos que tem atração pela água), que servem para fazer com que a água molhe bem os tecidos e isso é muito ruim para o softshell.

Uma outra alternativa para a limpeza é procurar produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado, em especial marcas que não utilizam fosfatos na composição (este dado você pode conferir no rótulo) e sempre dê preferência aos produtos que tenham selo de certificação, pois ele atesta que houve uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas.

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.