Anunciada primeira via de graduação 12a da América Latina – Primeira cadena aconteceu esta semana

Foi anunciado no dia de ontem, a ascensão da via que pode ser o primeiro 9a+ Francês (12a brasileiro) da América Latina. A via fica em Socaire, povoado chileno na segunda região de Antofagasta a 3.500 metros acima do nível do mar. A via possui 30 metros de altura, praticante toda vertical e com buracos muito pequenos. A linha, segundo descrições, teria um 8b+ Fr (10c brasileiro) logo no início e, para finalizar, um crux de 8b Fr (10b ao seu final). Para chegar ao crux são necessários 50 movimentos intensos ao longo da via.

A primeira ascensão foi feita por Pirmin Bertle, que vem fazendo história em sua viagem por Chile e Argentina. Na viagem já encadenou projetos de longa data em Piedra Parada e Socaire, cotados em 9a francês (11c brasileiro).

A via, batizada como “Le vent nous portera”, ainda necessita de outras repetições para que tenha o grau confirmado. Apesar de não ser uma regra escrita em nenhum lugar, especula-se que após três repetições, em média, é que uma via de escalada possui seu grau estabelecido. Cada um destes escaladores que fizerem a ascensão sugerem um grau para a via e, na maipria das vezes, faz-se uma média ponderada (pela força e potencial do escalador) para chegar ao grau confirmado.

Esta convenção varia bastante de acordo com a graduação da via e repetições que cada escalador faz na via. Mas é de senso comum que escaladores que repentem, suscessivamente, uma linha, tendem a decotar o valor da via.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.