Anunciada primeira via de graduação 12a da América Latina – Primeira cadena aconteceu esta semana

Foi anunciado no dia de ontem, a ascensão da via que pode ser o primeiro 9a+ Francês (12a brasileiro) da América Latina. A via fica em Socaire, povoado chileno na segunda região de Antofagasta a 3.500 metros acima do nível do mar. A via possui 30 metros de altura, praticante toda vertical e com buracos muito pequenos. A linha, segundo descrições, teria um 8b+ Fr (10c brasileiro) logo no início e, para finalizar, um crux de 8b Fr (10b ao seu final). Para chegar ao crux são necessários 50 movimentos intensos ao longo da via.

A primeira ascensão foi feita por Pirmin Bertle, que vem fazendo história em sua viagem por Chile e Argentina. Na viagem já encadenou projetos de longa data em Piedra Parada e Socaire, cotados em 9a francês (11c brasileiro).

A via, batizada como “Le vent nous portera”, ainda necessita de outras repetições para que tenha o grau confirmado. Apesar de não ser uma regra escrita em nenhum lugar, especula-se que após três repetições, em média, é que uma via de escalada possui seu grau estabelecido. Cada um destes escaladores que fizerem a ascensão sugerem um grau para a via e, na maipria das vezes, faz-se uma média ponderada (pela força e potencial do escalador) para chegar ao grau confirmado.

Esta convenção varia bastante de acordo com a graduação da via e repetições que cada escalador faz na via. Mas é de senso comum que escaladores que repentem, suscessivamente, uma linha, tendem a decotar o valor da via.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.