Livro da semana: “Anclajes para escalada” – Tino Núñez

No início da década de 1980, a escalada esportiva vivenciou uma verdadeira explosão. Um esporte que outrora era visto como secundário, começou a popularizar-se de maneira intensa por todo o mundo, sobretudo na Europa. A nova modalidade poderia ser praticada em todo o mundo, especialmente com a invenção e aplicação das ancoragens de segurança. Estas ancoragens são conhecidas popularmente como proteções fixas.

Na França começou a utilizar estas proteções fixas começou, com o passar do tempo, a apresentar alguns problemas. Os principais eram a acentuada corrosão em alguns equipamentos. Não somente pela salinidade do lugar, mas também pelo contato de duas ligas de metais diferentes. Vários conhecimentos de física e química foram necessários para entender o que estava acontecendo e em como evitar.

Desta maneira, vários profissionais começaram a estudar o comportamento destas ancoragens. Um destes profissionais que se dedicou a saber tudo sobre ancoragens e seus comportamentos nos mais diversos ambientes é o espanhol Tino Núñez. Autor de vários livros de escalada, além de renomado professor de escalada, Núñez elaborou o livro “Anclajes para escalada”, considerado a bíblia de qualquer escalador que deseja começar a conquistar vias de escalada.

As informações contidas nos 14 capítulos, reflete muito dos 40 anos de experiência como conquistador de vias, além de ter também um valioso conhecimento de vários dos melhores conquistadores franceses e espanhóis. No livro Tino expõe uma extensa e atualizada lista dos possíveis materiais, técnicas e ideias que giram em torno do equipamento de qualidade.

Além disso, no livro são abordados também conhecimentos básicos e avançados a respeito de furadeiras, brocas, mandriles, parafusos, chapeletas, argolas, correntes, mosquetões, tensores, resinas e ferramentas. Tudo analisado em detalhe, assim como qual a sua correta utilização.

A obra, como muitos podem comprovar lendo, não pretende promover a conquista maciça doo maior número de rochas, nem mesmo que todo mundo tenha uma furadeira em casa. O foco principal do livro em orientar a escolher qualquer é o equipamento apropriado, suas garantias de segurança e, claro, respeito ao meio ambiente e às éticas de escalada.

Ficha técnica

  • Título: Anclajes para escalada
  • Autores: Tino Núñez
  • Edição:
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 112
  • Editora : Cordillera Cantábrica Ediciones

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.