Americano Dean Potter morre em salto de Base Jump

O escalador e base jumper Dean Potter faleceu no último sábado à noite após acidente enquanto realizava um salto com o parceiro Graham Hunt.

O salto teria sido realizado em Yosemite (onde a prática do esporte é proibida) a partir do local conhecido como Taft Point , local próximo ao mirante Glacier Point, em Yosemite.

A dupla planejava saltar para realizar uma manobra arriscada e inédita até então, e possivelmente por conta de algum imprevisto no vôo, morreram logo após o início do salto.

Com o objetivo de voarem em wingsuit, e logo após acionarem os paraquedas os corpos dos dois basejumpers foram encontrados com o paraquedas ainda dentro das mochilas sem serem utilizados.

Uma pessoa que estava tirando fotos de Dean Potter e seu companheiro declarou à uma revista norte-americana que escutou dois barulhos que pareciam ser fortes impactos na rocha.

O corpo de ambos foram encontrados após buscas de helicóptero no domingo e, apesar de terem saltado juntos, foram encontrados em locais distantes um do outro.

Ainda não está claro para os investigadores o que pode ter acontecido de errado no salto para que o acidente possa ter acontecido. Apesar da versão ainda não ter sido confirmada oficialmente, estima-se que a dupla chocou-se fortemente a um paredão, ocasionando a morte de ambos.

Dean Potter tinha 43 anos, era natural do estado americano de New Hampshire e considerado por muitos como o mais inovador, e controverso,  escalador dos EUA, o que lhe custou ao longo de sua carreira cancelamentos de alguns patrocínios.

Ultimamente o escalador concentrou forças em desenvolver o estilo speed climbing (Potter detinha vários recordes na modalidade) além de continuar suas práticas em escalada no estilo solo.

Dean Potter deixa namorada Jennifer Rapp, e sua cadela a qual levou ao estrelato em seu filme “When Dogs Fly” Whisper.

Reação da Comunidade

As primeiras notícias sobre a more de Dean Potter foram confusas, dispersas, e somente teve-se a certeza de sua morte por volta do fim do dia seguinte ao seu salto, já que seria inviável localizar os dois à noite de helicóptero (concluiu a Yosemite Search and Rescue – YOSAR)

Durante todo o domingo não eram divulgadas notícias oficiais pelas autoridades locais sobre o acidente.

Informações não foram disponibilizadas ao público até o final do dia, entretanto os dados do escalador na Wikkipedia foram atualizados dando como certa a sua morte.

A revista americana climbing, assim como os perfis do Instagram de Kevin Jorgeson, Tim Kemple, Tommy Caldwell, Dead Point Magazine (mas não em sua página), Camp 4 Collective e Alex Johnson já deram como certa a informação da morte do escalador.

Carreira

Dean Potter tinha 1,95 m e era escalador renomado nos EUA, sempre atuando Parque americano de Yosemite, possuía estilo diferenciado, e ousado, e logo se destacou entre os escaladores locais.

Foto : http://deanpotter.com

Foto : http://deanpotter.com

Tornou-se famoso por realizar highlines longos e sem proteção, além do BASE Jumping.

Criou com os anos o esporte batizado por ele mesmo de “FreeBase” no qual combinava as habilidades de escalada em solo com o BASE Jumping, e neste estilo escalou a “Deep Blue Sea” na face norte do Eiger.

No ano de 2006 sua escalada em estilo solo em uma rocha considerada símbolo “inescalável” pela comunidade de escalada americana em um parque dos Estados Unidos causou muita controvérsia e culminou na perda de seu patrocinador Patagonia, além de um processo o qual durou meses até um acordo entre as partes.

No ano de 2014 lançou um filme batizado de “When Dogs Fly” no qual realizava BASE Jump com sua cadela Blue Heeler batizada de Whisper. O filme levantou mais controvérsia junto às associações protetoras de animais dos EUA e do Mundo.

Por insistir em levar ao limite máximo o perigo de morte, Dean Potter teve seu patrocínio com a marca de barra de cereais “Cliff Bar” cancelada, especialmente após declarar que mesmo sendo proibido saltos de Base Jump no parque de Yosemite, ele continuaria realizando.

dean-potter-dead-1

Foto : http://deanpotter.com

Dean-Potter-Dead-1

Foto : http://deanpotter.com

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.