Americana Ashima Shiraishi torna-se a primeira mulher a encadenar um 12a (9a+ Fr)

Foto Acima: Forrest Woodward

De passagem por Santa Linya a escaladora americana Ashima Shiraishi fez história e tornou-se a primeira mulher a encadenar uma via de graduação 12a.

A via batizada de “Open Mind Direct”, graduada em 9a+ francês (12a brasileiro), foi conquistada por Tom Bolger em 2010 e graduada em 9a francês (11c brasileiro) e teve grau conformado por vários escaladores, entre eles o espanhol Ramón Julian.

Entretanto uma agarra da via quebrou, próxima ao final, o que a levou a ter sua graduação elevada, e grau confirmado por quem já a escalou após o acontecimento.

Fosse ainda uma conquista inédita na história do esporte, existe ainda o detalhe de que Ashima tem apenas 13 anos de idade, tornando-se assim a pessoa mais jovem a encadenar uma via desta graduação.

Para que se tenha uma referência, o tcheco Adam Ondra encadenou seu primeiro 12a quando tinha 15 anos (via “La Rambla” localizada em Siurana).

A marca de via mais forte encadenada por uma mulher pertencia à espanhola Josune Bereziartu, que encadenou a via “Bimbaluna” (localizada em St. Loup, na Suíça), graduada em 9a (11c brasileiro) no ano de 2005.

A escaladora anunciou em seu instagram a conquista.

Foto: Ashima Shiraishi| https://instagram.com/ashimashiraishi/

Foto: Ashima Shiraishi| https://instagram.com/ashimashiraishi/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.