Governo do Nepal planeja anunciar nova altura oficial do Monte Everest em 2020

A altura exata do Monte Everest (8.848 m) tem sido contestada desde que um grupo de oficiais britânicos realizou medidas da montanha, desde a Índia, em 1849. Mas em janeiro de 2020, o Nepal planeja encerrar a controvérsia de quase dois séculos e declarar, de uma vez e para todas, a altura (tanto de neve, como de rocha) da montanha mais alta do mundo.

Neste mês de maio, como de costume, a montanha é “invadida” por turistas, montanhistas e alpinistas sociais (dentre os quais apresentadores de TV, modelos, jornalistas, etc) para subir o pico mais alto do mundo. Juntando-se a esta multidão estará uma equipe de pesquisa nepalesa, composta de dois membros, que após chegar no topo a cúpula, ativará um receptor do Global Navigation Satellite System (GPS), um dispositivo que pesa próximo de um quilo, para armazenar dados de satélite e identificar sua localização geográfica.

Os topógrafos usarão o dispositivo Trimble R10 fabricado por um fabricante de GPS da Califórnia e que foi emprestado pelo governo da Nova Zelândia. O aparelho foi projetado para ajudar profissionais de levantamento topográfico a trabalharem mais eficientemente, com motor de processamento Trimble HD-GNSS que melhora as técnicas tradicionais de soluções de fixação da posição, reduzindo significativamente o tempo de inicialização. Além disso, a tecnologia HD-GNSS permite resultados melhores e mais confiáveis, mesmo em ambientes difíceis.

O chefe dos serviços de pesquisa Khim Lal Gautam, e o oficial de pesquisa Rabin Karki, serão auxiliados por vários sherpas até o topo do Everest. Outros dois oficiais da pesquisa, Suraj Singh Bhandari e Yuba Raj Dhital, permanecerão no acampamento base (5.364 metros) para auxiliar os pesquisadores e monitorar as atividades e os resultados. A equipe do governo nepalês deve se deslocar para o acampamento base do Everest nesta semana.

Para medir a altura do Monte Everest, o departamento estará conduzindo quatro conjuntos de pesquisas: nivelamento preciso, nivelamento trigonométrico, levantamento por gravidade e levantamento GNSS, cobrindo 285 pontos com 12 diferentes estações de observação.

  • O nivelamento preciso é realizado para encontrar a altura das planícies do sul do Nepal até os pontos de controle selecionados.
  • O nivelamento trigonométrico é realizado a partir de pontos de controle selecionados (pontos nos quais a altura é transportada por nivelamento preciso).
  • O levantamento da gravidade é para definir o geoide local em torno do Everest.
  • A pesquisa baseada em GNSS é conduzida para determinar os locais dos pontos de gravidade, benchmarks, bem como o topo do Monte Everest.

Dezessete agrimensores foram mobilizados para pesquisa de nivelamento e 13 para GNSS.

“O departamento nepalês também assinou um memorando de entendimento com a National Geographic Society, para obter os dados meteorológicos porque o processo de medição requer dados precisos de vento, temperatura e pressão”, disse Susheel Dangol, diretor de pesquisa do Departamento de Medição da Altura do Everest.

Obsessão em torno do tamanho

O Nepal, que abriga oito das 14 montanhas com mais de 8.000 metros, nunca mediu o pico sozinho e tem usado oficialmente a altura de neve de 8.848 metros acima do nível do mar, medida por o levantamento da Índia em 1954. Alguns geólogos especularam que a altura do Everest poderia ter mudado devido ao terremoto de 2015, com uma possível mudança em sua posição.

Várias instituições internacionais e a Índia manifestaram interesse em medir a altura do Everest. Após o terremoto de 2015, o topo do Everest tornou-se objeto de interesse não apenas para as expedições, cientistas e pesquisadores, mas também para todo o mundo.

No ano de 2005, o Departamento Estatal de Topografia e Mapeamento da China mediu novamente a montanha e declarou que 8.844,43 metros era a altura do Everest. Autoridades chinesas e nepalesas discordaram sobre a altura do pico icônico. No ano de 2011 o governo do Nepal esclarecer a discordância medindo novamente a altura do Monte Everest, mas fracassou devido a vários fatores, incluindo instabilidade política e falta de dinheiro. Desde então, o governo declarou que o plano para medir a altura da montanha é um projeto de “orgulho nacional”.

Mais de 5.000 escaladores escalaram a montanha desde que foi escalada pela primeira vez por Tenzing Norgay Sherpa e Edmund Hillary em 1953.

O governo nepalês arrecada mais de US$ 3,5 milhões em royalties dos aspirantes ao cume do Monte Everest a cada temporada, que normalmente começa em abril e termina em maio. Cada montanhista tem que pagar US$ 11.000 por uma permissão para escalar o Everest. O outro montante é pago às agências de montanhismo, que até oferecem sherpas para carregarem os clientes ao topo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.