Agora Alpinistas estão obrigados a limpar o Monte Everest

Segundo a nova regulamentação, cada escalador deverá recolher e descer oito quilos de lixo da montanha mais alta do mundo.

Ainda de acordo com a nova regulamentação que busca limpar o “lixão mais alto do mundo” informou uma fonte oficial Dipendra Poudel

 Tentamos enviar ao mundo a mensagem: O Governo está fazendo esforços para limpar o Everest “, falou Poudel, membro do departamento governamental de montanhismo.

Cada escalador tem a responsabilidade de limpar o Everest“, agregou Dipendra, que explicou que a medida entrará em vigência na próxima temporada de escalada, que começa em março e acaba em maio.

O Everest foi batizado como o “lixão mais alto do mundo” por ativistas ambientalistas nos últimos anos devido a quantidade de resíduos abandonados na  montanha.

As fotos do montante de lixo são no mínimo perturbadoras.

Nunca é excessivo lembrar que  no ano passado foi denunciado pela Revista Blog de Escalada expedições brasileiras abandonavam seu lixo por lá (leia a denúncia feita aqui).

GFCAF_MEP130522_111[1]

Foto: Caters News/The Grosby Group / Caters News/The Grosby Group

Após a denuncia realizada pela Revista Blog de Escalda e parte da imprensa tradicional houveram fontes “oficiosas” de expedições como sites de credibilidade contestável contornaram a sujeira alegando de maneira obtusa que a foto era de “uma expedição de um ano anterior”.

As autoridades do Nepal afirmam que cada alpinista gera seis kilos de lixo, sem contar com as garrafas de oxigênio e resíduos humanos.

Alguns podem fazer menos lixo mas deverão cumprir sua cota, incluindo a sua cota de resíduos orgânicos que estavam no local” afirma Poudel

Com um impressionante número de 800 pessoas que escalam o Everest a cada ano, incluindo os Sherpas nepaleses, na temporada desde março até maio, as autoridades estimam que 6400 kg de resíduos serão recolhidos da montanha.

Dentro dos resíduos que acumulam no Everest incluem garrafas de oxigênio e gas, latas de comida, garrafas de bebida e barracas.

Os escaladores deverão entregar o lixo e entregar a funcionários do governo localizados no campo base (4,800 m acima do nível do mar)

Esta nova medida é um passo a mais à anterior regulamentação que estabelecia que os alpinistas deveriam descer sozinhos com o seu lixo e penaliza com US$ 400,00 o descumprimento da norma.

Fonte: http://www.elespectador.com/

GFCAF_MEP130522_01[1]

Foto: Caters News/The Grosby Group / Caters News/The Grosby Group

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.