Alpinista argentino é dado como morto no Nanga Parbat e família organiza ação para resgate

Desde a semana passada os montanhistas Alberto Zerain e Mariano Galván, que tentavam escalar o Nanga Parbat (nona montanha mais alta do mundo, com 8125 m), foram considerados desaparecidos por não mais enviarem notícias ao campo base.

Uma força tarefa para o resgate da dupla foi organizada, porém pelas condições meteorológicas obrigou o helicóptero a retornar antes de completada a missão.  Alberto Zerain era de nacionalidade espanhola e Mariano Galván argentina.

Maniano Galván era considerado dos alpinistas mais importantes da argentina e um dos melhores do mundo.

Quando as ações necessárias para o resgate pode ser realizado novamente, o helicóptero percorreu toda a aresta voando a 7.400 m de altura. Todas as ações de busca realizadas pelo helicóptero não tiveram êxito.

Observando o local, localizado de acordo com as informações rastreador de Alberto Zerain, chegou-se à conclusão de que foram surpreendidos por uma avalanche e estariam soterrados. Desta maneira foi descartada a possibilidade de sobreviventes.

Família de Galván pede ajuda

A família de Mariano Galván, ainda atônita pelas notícias de sua suposta morte, acabou por organizar uma ação de caridade para arrecadar fundos e pagar por um resgate do corpo do montanhista. Mariano era o argentino que mais possuía cumes de montanhas com mais de 8.000 m em seu currículo.

A intenção da família é semelhante à luta que a mãe do brasileiro Bernardo Colares,Heliane Colares , trava com a comunidade de montanha a respeito do resgate de seu filho, falecido durante uma escalada em El Chaltén. O argumento utilizado por ambas as famílias é poder ter a oportunidade de enterrar o corpo e, desta maneira, despedir-se adequadamente.

A morte de Bernardo Colares ainda é cercada de vários questionamentos. Procurando reconstituir os últimos passos do montanhista um documentário a respeito de seu acidente está sendo elaborado por uma jornalista, que segue reunindo entrevistas e fatos para a produção.

O documentário, segundo os envolvidos na produção, está sendo finalizado e será exibido em breve.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.