Alex Megos torna-se a terceira pessoa do mundo a encadenar via 12c na Espanha

O escalador alemão Alex Megos, de apenas 24 anos, tornou-se o terceiro escalador do mundo a encadenar uma via graduada em 9b+ francês (12c brasileiro) batizada de “Perfecto Mundo”. No seleto “clube”, estão Chris Sharma e Adam Ondra. A via, que foi aberta pelo próprio Chris Sharma, fica em Margalef há cinco anos e ainda não tinha sido encadenada.

A primeira via do mundo com graduação 9b+ francês (12c brasileiro) foi feita por Adam Ondra foi em 2012 (via Change). Já o escalador Chris Sharma foi a via “La Dura Dura” em 2013. A Revista Blog de Escalada foi o único veículo outdoor do Brasil a realizar uma entrevista com o Alex Megos (leia a entrevista aqui). Na entrevista o jovem escalador alemão afirmou que a via, era um de seus projetos para este ano de 2018.

Foto: Gustavo Diaz

Já está disponível para visualização um vídeo NÃO OFICIAL (assista ao vídeo no topo do artigo), da escalada de Megos em Margalef. O local é conhecido mundialmente como o paraíso dos buracos e possui aproximadamente 1.500 vias de escalada, distribuídas em 80 setores. Margalef é um dos mais populares locais da Europa que já possui guia de escalada em um aplicativo de smartphone.

As primeiras vias de escalada esportiva no locai são de 1996, quando o espanhol Jordi Pou descobriu a potencialidade do local. As vias mais destacadas do local espanhol são: “Mistic” (8b+ francês/10c brasileiro), “Speed Baby” (8b+ francês/10c brasileiro) e “Absolut” (8a+ francês/10a brasileiro). Esta última, inclusive, foi o primeiro oitavo grau francês de Margalef e é considerado um verdadeiro clássico. No local encontra-se várias vias famosas em todo o mundo como “Demencia Senil” (9a+ francês/12a brasileiro) e “Nit de Bruixes” (9a+ francês/12a brasileiro).

A via “Perfecto Mundo” possui uma inclinação de 55° com mais de 25 metros de extensão, com vários movimentos dinâmicos e bidedos e praticamente nenhum descanso. No momento da cadena, Alex Megos estava acompanhado por Chris Sharma e Stefano Ghisolfi. Tanto o americano Sharma, quanto o italiano Ghisolfi, ambicionavam realizar a primeira ascensão conseguida por Megos. Como pode ser visto na foto acima, foi Chris Sharma que fez a segurança no momento da primeira ascensão.

Foto: Gustavo Diaz

Em uma entrevista recente a um veículo de comunicação europeu, Alex Megos declarou que a via possuía aproximadamente 60 movimentos, dos quais 50 em agarras muito pequenas. De acordo com o alemão, nenhuma agarra da via poderia ser considerada boa.

Alex ainda classificou a via como tendo a primeira parte com dificuldade 8c+ francês (11b brasileiro), um crux de 12 movimentos duros, seguido por uma seção final de dificuldade 8b+ francês (10b brasileiro).

Na carreira de escalador, Alex Megos possui marcas impressionantes. Já escalou á vista a via “Estado Critico” gaduada em 9a francês (11c brasileiro), além de ter encadenado no espaço de duas horas as vias “Action Direct” (9a francês (11c brasileiro) e “Biographie” 9a+ francês (12a brasileiro).

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.