Alex Megos torna-se a terceira pessoa do mundo a encadenar via 12c na Espanha

O escalador alemão Alex Megos, de apenas 24 anos, tornou-se o terceiro escalador do mundo a encadenar uma via graduada em 9b+ francês (12c brasileiro) batizada de “Perfecto Mundo”. No seleto “clube”, estão Chris Sharma e Adam Ondra. A via, que foi aberta pelo próprio Chris Sharma, fica em Margalef há cinco anos e ainda não tinha sido encadenada.

A primeira via do mundo com graduação 9b+ francês (12c brasileiro) foi feita por Adam Ondra foi em 2012 (via Change). Já o escalador Chris Sharma foi a via “La Dura Dura” em 2013. A Revista Blog de Escalada foi o único veículo outdoor do Brasil a realizar uma entrevista com o Alex Megos (leia a entrevista aqui). Na entrevista o jovem escalador alemão afirmou que a via, era um de seus projetos para este ano de 2018.

Foto: Gustavo Diaz

Já está disponível para visualização um vídeo NÃO OFICIAL (assista ao vídeo no topo do artigo), da escalada de Megos em Margalef. O local é conhecido mundialmente como o paraíso dos buracos e possui aproximadamente 1.500 vias de escalada, distribuídas em 80 setores. Margalef é um dos mais populares locais da Europa que já possui guia de escalada em um aplicativo de smartphone.

As primeiras vias de escalada esportiva no locai são de 1996, quando o espanhol Jordi Pou descobriu a potencialidade do local. As vias mais destacadas do local espanhol são: “Mistic” (8b+ francês/10c brasileiro), “Speed Baby” (8b+ francês/10c brasileiro) e “Absolut” (8a+ francês/10a brasileiro). Esta última, inclusive, foi o primeiro oitavo grau francês de Margalef e é considerado um verdadeiro clássico. No local encontra-se várias vias famosas em todo o mundo como “Demencia Senil” (9a+ francês/12a brasileiro) e “Nit de Bruixes” (9a+ francês/12a brasileiro).

A via “Perfecto Mundo” possui uma inclinação de 55° com mais de 25 metros de extensão, com vários movimentos dinâmicos e bidedos e praticamente nenhum descanso. No momento da cadena, Alex Megos estava acompanhado por Chris Sharma e Stefano Ghisolfi. Tanto o americano Sharma, quanto o italiano Ghisolfi, ambicionavam realizar a primeira ascensão conseguida por Megos. Como pode ser visto na foto acima, foi Chris Sharma que fez a segurança no momento da primeira ascensão.

Foto: Gustavo Diaz

Em uma entrevista recente a um veículo de comunicação europeu, Alex Megos declarou que a via possuía aproximadamente 60 movimentos, dos quais 50 em agarras muito pequenas. De acordo com o alemão, nenhuma agarra da via poderia ser considerada boa.

Alex ainda classificou a via como tendo a primeira parte com dificuldade 8c+ francês (11b brasileiro), um crux de 12 movimentos duros, seguido por uma seção final de dificuldade 8b+ francês (10b brasileiro).

Na carreira de escalador, Alex Megos possui marcas impressionantes. Já escalou á vista a via “Estado Critico” gaduada em 9a francês (11c brasileiro), além de ter encadenado no espaço de duas horas as vias “Action Direct” (9a francês (11c brasileiro) e “Biographie” 9a+ francês (12a brasileiro).

banner-rocanbolt

Gonzo Rocanbolt é chileno, médico, escalador e indiscutivelmente uns dos mais completos autores de artigos sobre treinamento de escaladores existentes no mundo. Respeitado em todo o mundo é o organizador do Simpósio de Medicina de Montanha no Chile e palestrante de eventos de escalada no Chile, Argentina e Espanha

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.