Alex Honnold e Tommy Caldwell quebram o próprio recorde de ascensão em Yosemite

Os escaladores americanos Alex Honnold e Tommy Calwell quebraram o próprio recorde de ascensão na via “The Nose”, no El Capital em Yosemite. A escalada foi realizada ano dia de hoje. Com o tempo de 2:01:50 (hh:mm:ss), a dupla escalou os 914 metros de altura da via. A informação foi dada pelo jornalista Jayme Moye a uma revista americana.

O recorde anterior estalecido pela dupla na semana passada era de 2:10:15. Desta maneira, fica no ar a pergunta de que se a dupla seria capaz de realizar a escalada em menos de duas horas. Segundo grande parte da crônica especializada, a aposta é que o feito não durará muito para acontecer. A dupla já anunciou que este ano ainda irão lançar um filme sobre a conquista. A produção será lançada no segundo semestre.

Ambos os escaladores estão buscando realizar a ascensão em menos de 2 horas. De acordo com Alex Honnold a corda ficou presa durante a ascensão e Caldwell teve de rapelar para soltá-la. Alex e Tommy irão fazer outra tentativa na semana que vem.

A via possui 31 enfiadas e teve a sua primeira ascensão em escalada artificial feita por Warren Harding, Wayne Merry e George Whitmore em 1958. No total a via possui graduação de dificuldade 5.13+ (10a/10b brasileiro) se escalada em estilo livre ou 5.8 C2 em escalada artificial.

Foto no topo: Photo: Hans Florine | https://www.sfchronicle.com

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.