Alex Honnold e Tommy Caldwell quebram o próprio recorde de ascensão em Yosemite

Os escaladores americanos Alex Honnold e Tommy Calwell quebraram o próprio recorde de ascensão na via “The Nose”, no El Capital em Yosemite. A escalada foi realizada ano dia de hoje. Com o tempo de 2:01:50 (hh:mm:ss), a dupla escalou os 914 metros de altura da via. A informação foi dada pelo jornalista Jayme Moye a uma revista americana.

O recorde anterior estalecido pela dupla na semana passada era de 2:10:15. Desta maneira, fica no ar a pergunta de que se a dupla seria capaz de realizar a escalada em menos de duas horas. Segundo grande parte da crônica especializada, a aposta é que o feito não durará muito para acontecer. A dupla já anunciou que este ano ainda irão lançar um filme sobre a conquista. A produção será lançada no segundo semestre.

Ambos os escaladores estão buscando realizar a ascensão em menos de 2 horas. De acordo com Alex Honnold a corda ficou presa durante a ascensão e Caldwell teve de rapelar para soltá-la. Alex e Tommy irão fazer outra tentativa na semana que vem.

A via possui 31 enfiadas e teve a sua primeira ascensão em escalada artificial feita por Warren Harding, Wayne Merry e George Whitmore em 1958. No total a via possui graduação de dificuldade 5.13+ (10a/10b brasileiro) se escalada em estilo livre ou 5.8 C2 em escalada artificial.

Foto no topo: Photo: Hans Florine | https://www.sfchronicle.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.