O que é e qual a importância de beber água alcalina – aprenda a fazer a sua

Como é a qualidade da água que você consome ? Mesmo ela sendo de uma marca consagrada de venda de água, qual o pH que este líquido possui ?

O nível do pH da água que bebemos podem nos fazer muito bem, ou muito mal. Muitas das dietas modernas falam sobre a água alcalina. Para entender o que é uma água alcalina é fundamental compreender o conceito químico de ácidos e alcalinos (estuda-se o conceito formalmente como equilíbrio ácido base). Este equilíbrio ácido base é essencial para o organismo manter um pH no sangue com valores entre 7,35 e 7,45. Este intervalo de valores são considerados padrão para considerar uma pessoa saudável.

Em físico-química, o pH é uma escala de medida do potencial hidrogeniônico o qual indica a acidez, ou basicidade, de uma solução aquosa. Líquidos com pH menor que 7 são ácidas, e com pH maior que 7, básicas ou alcalinas. A água pura é neutra (pH = 7), ou seja não é ácida nem básica. Portanto uma água com um teor alcalino maior ajuda o ácido do sangue manter os valores saudáveis. Entre muitos outros benefícios, a quantidade extra de magnésio encontrada na água alcalina melhora o trânsito intestinal, reduz a TPM, edemas e ajuda a reduzir crises de enxaquecas e câimbras.

agua-alcalina-como-fazer4

É classificada como alcalina a água que tem o pH maior do que 7, teor de cloro e flúor reduzido, não contém metais pesados e nem compostos orgânicos não desejados. Assim uma água alcalina apresenta pH entre 7,35 e 7,45 (os mesmos valores do sangue), sendo assim essencial para equilibrar o organismo.

Mas obviamente somente água alcalina não faz milagres pois é necessário ter também uma vida alcalina com de alimentação equilibrada e praticar exercícios frequentemente. Não tendo uma vida equilibrada não será a água alcalina que irá fazer com que seu organismo esteja equilibrado e saudável, ela é um dos fatores a serem considerados ao fazer uma reeducação alimentar.

agua-alcalina-como-fazer2

Uma das grandes obsessões dos escaladores, a perda de peso, pode ser obtida com o consumo da água alcalina (além de uma dieta alimentar equilibrada), pois ela auxilia no controle do peso. Por isso em uma dieta voltada para a perda de peso a ingestão feita 30 minutos antes das refeições pode reduzir a quantidade de energia ingerida na refeição e ocasionar no emagrecimento. Algumas pessoas optam por ingerir água alcalina logo pela manhã, antes mesmo do café da manhã, mas, como dito anteriormente, antes de planejar fazer qualquer dieta consulte um nutricionista, somente este profissional poderá indicar a você a melhor maneira e horário de consumo de água alcalina.

Benefícios da água alcalina

A água alcalina, como dito acima, fará o nível de acidez das células, órgãos e tecidos baixar. Isso significa que estará combatendo os radicais livres e agindo como antioxidante, além de favorecer a circulação sanguínea.

Com uma circulação sanguínea melhor é possível, entre outras coisas, treinar com mais performance e ter mais energia para praticar a sua atividade outdoor de preferência. Para atletas que estão buscando um alto nível de rendimento, ou mesmo os amadores que buscar aquela “energiazinha” para encadenar uma via ou enfrentar um trekking poder ser bastante valiosa.

Mas não somente para melhorar rendimentos de atletas a água alcalina serve. Ela é importante para fazer o organismo funcionar corretamente.

  • Digestão: A água alcalina auxilia na eliminação de toxinas e isso evita muitas doenças, por isso é recomendada nos casos de diarreia crônica, indigestão, doenças do aparelho digestivo (gastrites e úlceras), doenças intestinais e constipação. 
  • Retenção hídrica : A água alcalina promoverá um nível de desintoxicação capaz de remover muitos resíduos que afetam nossa saúde como a retenção hídrica. Quando o pH do organismo está equilibrado não há necessidade das células do corpo armazenarem água para combater a acidose.
  • Saúde : Um organismo saudável e bem hidratado, de preferência com  pH balanceado, é menos propenso a doenças, pois a água alcalina atua como coadjuvante para dermatites, artrite, colesterol, asma, obesidade, inflamações, dores, climatério, etc.

Como tudo o que vira moda em termos de alimentação, a água alcalina acabou chamando atenção da indústria e de publicitários. São vendidas comercialmente água alcalina, mas não necessariamente significa que somente estas empresas sabem fabrica-la.

Existem outros métodos como filtros alcalinos, bastões, imãs, etc. Mas você mesmo pode fabricar a sua, veja as receitas abaixo.

agua-alcalina-como-fazer

Receita de Água Alcalina – Sal rosa do Himalaia

Despeje a água em uma jarra de um litro. Misture o sal rosa do Himalaia até dissolver totalmente. Aguarde por 30 minutos.

Receita de Água Alcalina – Limão

  • 2 litros de água filtrada
  • 1 limão (poder ser de qualquer tipo)

Despeje a água em uma jarra de dois litros. Corte o limão em oito partes. Coloque as partes na água (não esprema !). Deixe descansar por 8 a 12 horas em lugar fresco e guardado do sol.

Cubra a jarra d’água e deixe descansando entre 8 a 12 horas à temperatura ambiente.

Receita de Água Alcalina – Bicarbonato de sódio

  • 1 litro de água filtrada
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Despeje a água em uma jarra de um litro. Misture o bicarbonato de sódio até dissolver totalmente. Aguarde por 30 minutos.

Receita de Água Alcalina – Leite de Magnésio

  • 1,5 litros de água filtrada
  • 1 colher de chá de leite de magnésio

Despeje a água em uma jarra de um litro e meio. Misture o leite de magnésio até dissolver totalmente. Aguarde por 30 minutos.

Sobre o Autor

Natalia De Marco

Natalia De Marco

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.