Agência denuncia que brasileiros deixam lixo no Monte Everest

GFCAF_MEP130522_11[1]Aqueles que buscam o topo do o Everest abandonam em média 50 toneladas de lixo por ano ao longo do trajeto.

O Lixo consiste sobretudo de embalagens de comida e cilindros de oxigênio.

A nota triste fica por conta dos brasileiros que estão por lá e , segundo uma foto divulgada hoje por todo o mundo, estão contribuindo .

A foto da agência Grosby mostra um cilindro de oxigênio com a marca da Petrobrás  e Banco do Brasil (entre vários outros cilindros ).

O Monte Everest tem sofrido com a banalização , a “espetacularização” do acesso ao cume e com a exploração excessiva de agências de turismo que vendem pacotes para acesso ao cume.

A comprovação está no número exagerado de pessoas que todos os anos conseguem atingir o topo daquele que é considerado “o teto do mundo”.

Uma conquista cada vez mais vazia pela banalização crescente.

Importante lembrar que apesar de ser o “pico mais alto do mundo”, o Monte Everest não é a mais difícil (o que não quer dizer que seja facil chegar lá também).

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There is one comment

  1. Vinícius

    Isso não significa que só os brasileiros deixam lixo lá, vale lembrar que a estrutura para chegar ao topo é adquirida nos pacotes, não acredito que brasileiros levem daqui os seus próprios cilindros.
    Acredito serem produzidos aqui e comprados para revenda lá e por termos a marca de uma grande multinacional brasileira, acabamos pagando o pato.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.