Adam Ondra faz história encadenando em flash via de 12a na França

O escalador tcheco anunciou por meio suas redes sociais que encadenou a via “Super Crackinette”, com graduação 9a+ Fr (12a brasileiro), em flash. Uma cadena em flash é quando o escalador nunca escalou uma via, e tem a oportunidade de observar uma outra pessoa escalando a linha. Após observação, o atleta realiza a tentativa de a escalada

Ondra já havia feito história, quando havia encadenado duas vias graduadas em 9a francês (11c brasileiro). Uma destas vias, conhecida como “Southern Smoke directa”, localizada em Red River Gorge nos EUA, era considerada 9a+ francês, mas o próprio escalador tcheco decotou (rebaixou) a via.

Conforme publicado na Revista Blog de Escalada, um levantamento feito pelo site 99 boulders confirmou numericamente que Adam Ondra é o escalador com maior número de primeira ascensões em vias de alta dificuldade. Assim o atleta confirma que é o melhor escalador esportivo da atualidade e, muito provavelmente, de todos os tempos.

Ondra, que recentemente concedeu uma entrevista exclusiva para a Revista Blog de Escalada (a primeira concedida a um veículo sul-americano), revelou que tem planos de visitar a América do Sul, em especial o Chile para descobrir novas linhas no Valle de Los Cóndores. O local, atualmente com 450 vias de escalada, é dos pouquíssimos lugares no continente que oferece possibilidades de abertura de vias na graduação do escalador tcheco.

No final de fevereiro Adam Ondra irá fazer o lançamento de seu filme a respeito de sua cadena histórica da via “Silence”, na Noruegaque estabeleceu a primeira via de 9c francês (13a brasileiro). O escalador escolheu a cidade de Arco, na Itália, para a première. Logo após a exibição, a produção estará liberada para apreciação do púbico no youtube.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.