Adam Ondra viaja a Yosemite para tentar novamente fazer história : encadenar Dawn Wall

O escalador tcheco Adam Ondra é, indiscutivelmente, o maior escalador esportivo da atualidade. Ondra é bicampeão do mundo em dificuldade (tendo ficado “apenas” em vice na categoria boulder) e, escalando em rocha, já encadenou várias linhas tidas como as mais difíceis do mundo.

Na escalada esportiva não há nenhum limite que o escalador já não tenha entrado para a história.

Foto :  Tommy Chandler | http://blackdiamondequipment.com/

Foto : Tommy Chandler | http://blackdiamondequipment.com/

Por isso Adam Ondra está atrás de um novo desafio : Escalar em tempo recorde a mítica “Dawn Wall”, a via de escalada tradicional mais difícil do mundo.

A linha, localizada no Parque Nacional de Yosemite, nos EUA, foi encadenada totalmente em estilo livre (ou seja não é escalada artificial) por Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson em uma das maiores coberturas midiáticas da escalada na história mundial.

No Brasil a Revista Blog de Escalada fez cobertura exclusiva conseguindo, a época, ser a fonte mais completa  e com maior credibilidade no acompanhamento da conquista.

Foto : Corey Richard

Foto : Corey Richard

 

O anúncio de que Adam Ondra irá enfrentar o desafio saiu em uma entrevista do escalador na página de um de seus patrocinadores. Foi declarado que na sua visita tem como metas encadenar “The Nose” (5.14a – 10c graduação brasileira), Salathé (5.13b – 9c graduação brasileira) e Dawn Wall” (5.14d – 11c graduação brasileira).

Ondra declarou que pretende sair de sua zona de conforto com este novo desafio na carreira e que, apesar de pouca experiência em escalada tradicional e em granito, está motivado e entusiasmado.

Para o desafio o escalador tcheco ficará pouco menos de um mês no parque americano para tentar os três desafios.

Foto : Chris Parker | http://blackdiamondequipment.com/

Foto : Chris Parker | http://blackdiamondequipment.com/

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.