Adam Ondra realiza primeira ascensão de 12b no Canadá

O escalador tcheco Adam Ondra encadenou neste final de semana a via “Disbelief” de dificuldade graduada em 9b francês (12b brasileiro). Ondra, que está de viagem ao Canadá, tendo inclusive lançado uma série de vídeos em seu canal de youtube sobre a excursão (assista ao primeiro capítulo do topo do artigo), tinha como objetivo principal encadenar a via “Fight Club” (de autoria de Alex Megos), do mesmo grau de “Disbelief”.

Desta maneira, o escalador confirmou, mais uma vez, que é o maior nome da escalada esportiva mundial. Ondra, para espanto de muitas pessoas, anunciou na semana passada ter sofrido uma queda que lesionou seu joelho. Um relato publicado pelo seu fisioterapeuta evidenciou o estado físico exuberante que se encontra o escalador Tcheco.

A primeira ascensão de “Disbelief”, consolidada como uma das vias esportivas mais difíceis do Canadá, aconteceu depois de vários dias de tentativas. Em uma das tentativas, uma agarra da via quebrou. Em declaração em redes sociais, Adam Ondra disse que esteve perto de desistir, ainda mais com a agarra quebrada. Somente no terceiro dia de tentativas que a primeira ascensão aconteceu.

O objetivo principal da viagem, a via “Fight Club”, graduada em 9b francês (12b brasileiro), ficou para uma outra viagem. Mas o próprio Ondra declarou que esta via pode ser estendida, incrementando a sua dificuldade e podendo ser um possível 9b+ francês (12c brasileiro).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.