Quem é Adam Ondra? Vídeo faz pequena biografia do maior escalador esportivo da atualidade

O escalador tcheco Adam Ondra é, sem sombre da dúvida, o maior escalador esportivo da atualidade. Não há qualquer questionamento sobre esta afirmação. Caso continue com sua performance e quebrando recordes na velocidade com que faz, seguramente tornará o maior do esporte em todos os tempos.

Ondra também tem uma fixação: participar (e ganhar) os jogos olímpicos de Tóquio 2020. Para isso treina com a mesma fúria que levou o escalador tcheco a “inaugurar” duas graduações na escalada esportiva. Para apreciação de seu público, Adam também está realizando uma série de vídeos sobre sua “estrada para Toquio” (Road to Tokyo).

No último vídeo, que pode ser assistido no topo do artigo, Adam Ondra fala abertamente de sua biografia.

Adam começou a escalar quase ao mesmo tempo em que aprendeu a andar e, nas suas próprias palavras, não parou desde então. Isso aconteceu porque seus pais também eram escaladores e o incentivaram a praticar o esporte. Quando tinha apenas 6 ans de idade, já encadenava facilmente vias de 6º grau. Quando tinha 8 anos de idade, as vias encadenadas pelo “menino Adam” já eram de 7b+ francês (8c brasileiro). Aos 13 anos ele escalou seu primeiro 9a francês (11c brasileiro).

Já adolescente, aos 16 anos, Adam venceu sua primeira etapa na Copa do Mundo de Escalada e terminou em segundo no Campeonato Mundial de Escalada. Até o momento ele tem 3 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais. No ano de 2012, Adam Ondra escalou a Change, a primeira via a receber uma classificação proposta de 9b+ francês (12c brasileiro), inaugurando esta graduação. Até o momento, apenas Adam e Chris Sharma escalaram uma via desta graduação. Para quem gosta de números, Adam Ondra já encadenou três vias nesta graduação.

Até o momento, Ondra já escalou em milhares de vias (isso porque o escalador tcheco faz questão de não escalar somente em um lugar), sendo 140 de 9b+ francês (12c brasileiro) ou superior. No ano de 2016, Adam repetiu a lendária “Dawn Wall” com um tempo recorde de 8 dias. Esta foi a sua primeira grande experiência em big wall. Na época o escalador tcheco teve dicas dadas por Kevin Jorgeson de como se preparar com mais eficiência.

Até pouco tempo atrás, Adam Ondra não tinha um treinador fixo até que começou a treinar com Patxi Usobiaga em 2014.

Em competições Ondra também coleciona conquistas impressionantes: 11 medalhas de ouro no Campenato Mundial de Escalada entre 2009 e 2018, 5 medalhas no Campeonato Europeu de Escalada entre 2010 e 2017 e foi vencedor de 11 etapas da Copa do Mundo de Escalada. Para quem gosta de números pessoais aqui vão alguns: Adam Ondra possui 26 anos de idade, tem 1,85 metro e pesa 68 quilos.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.