Aconcágua comemora 120 anos de sua primeira ascensão – A história das primeiras ascensões ao topo das Américas

Em 14 de janeiro, a primeira ascensão ao Aconcágua completou 120 anos. O guia de montanha suíço Matthias Zurbriggen foi quem entrou para a história da montanha mais alta do continente americano em estilo solitário. O alpinista era dedicado à expedições extra europeias e até o início do século XX era considerado dos grans nomes do alpinismo do velho continente. Infelizmente saiu das listas de expedições tornando-se alcoólatra e por se suicidou em 1917.

Apesar do escalador suíço ter sido o primeiro a chegar ao cume, a expedição a qual ele fazia a parte era liderada pelo britânico Briton Edward Fitzgerald. Faziam parte da expedição Stuart Vines e Nicolás Lanti. Enquanto Zurbriggen chegava ao cume o líder da expedição ficou para trás pouco mais 150 metros. Quase um mês depois os membros Lanti e Vines realizaram a segunda ascensão ao cume do Aconcágua.

A primeira tentativa, que acabou por falhar em seu objetivo, foi realizada pelo alemão Paul Güssfeldt que, segundo dados históricos, chegou aos 6.450 metros ( O Aconcágua possui oficialmente 6.960 m).

Durante as primeiras explorações realizadas por europeus pensava-se que o Aconcágua tratava-se de um vulcão. Este raciocínio equivocado se deve a Paul Güssfeldt, que também era geólogo, reportou que as rochas encontradas no local eram de origem vulcânica. Foi o pesquisador Walter Schiller do Museo de la Plata que publicou que estas rochas vulcânicas foram depositadas por fortes eventos tectônicos e que não havia evidências nenhum orifício ou cratera acima do Aconcágua.

Após a ascensão de Zurbriggen animou a comunidade montanhista argentina que desejou também subir a montanha mais alta do continente. Mas somente em março de 1934 que o tenente do exercito argentino Nicolás Plamantura que conseguiu consagrar-se como o primeiro de sua pátria a pisar no teto das Américas.

A parte mais difícil de ascensão ao Aconcágua, a face sul, foi conquistada por uma equipe francesa liderada por René Ferlet em fevereiro de 1954. Poucas pessoas realizaram ascensão por esta rota devido à dificuldade.

ANTIS-OUTDOOR_banner800x100

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.