Vídeo de acidente em escalada faz fabricante criar alerta do uso de capacete

O fabricante de equipamentos de técnicas vertical Petzl, liberou um vídeo no qual faz um alerta para o uso de capacetes durante a prática da escalada. No vídeo, o fabricante aproveita para divulgar quais são as normas técnicas exigidas para a fabricação de um capacete de escalada.

A Petzl aproveitou também para divulgar que seus capacetes possuem ainda normas internas de fabricação que, pelo menos em teoria, aprimora a segurança dos usuários.

O alerta, divulgado em formato de vídeo, foi motivado pelas imagens do escalador Jorg Verhoeven que tomaram conta das redes sociais no início da semana. Durante a escalada o escalador holandês, que usava capacete da empresa, sofre uma queda e acaba golpeando a parede com a cabeça (veja o post abaixo).

Usualmente o uso de capacete na escalada é requerido principalmente para proteger-se de pedras soltas que eventualmente caem. O vídeo da produtora Louder Than 11Jon Glassberg deixa bem claro que o equipamento protege a cabeça do escalador em outras situações.

O capacete também protege a parte posterior da cabeça no caso de quedas do escalador que estiver guiando. Os capacetes modernos de escalada são leves e resistentes, além de possuírem design anatômico favorecendo a movimentação de escaladores. Os modelos mais confiáveis para o uso DEVEM ser certificados pelo UIAA/CEN, que atestam que foi construído com padrões mínimos de segurança e qualidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.