Academia de escalada de Santa Catarina anuncia nova unidade para ser centro olímpico de atletas de escalada

A academia de escalada Ekos Boulder, localizada na cidade de Florianópolis-SC anunciou junto com a inauguração de sua nova unidade (a ser inaugurada em breve) em Garopaba-SC (cidade a 90 km da capital do estado), o plano de que ela seja o centro de preparação de atletas olímpicos para escalada e skate.

Todo este investimento visa formar atletas aptos a participar dos jogos de Tóquio de 2020, e os posteriores.

Foto: Divulgação Ekos Boulder

Foto: Divulgação Ekos Boulder

O planejamento dos proprietários foi uma aposta ousada, que se confirmou visionária, com anúncio oficial que ocorreu no dia de ontem, por parte da junta executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), que apoiou a proposta de incluir no pacote de cinco novos esportes ao programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fazem parte do pacote: softball (baseball), skate, escalada esportiva, karatê e surf.

Na prática, a nova academia funcionaria nos moldes de um clube com foco em esportes olímpicos, com a preocupação com treinamentos específicos, em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas.

No Brasil há vários centros olímpicos de inúmeras modalidades, em diversos estados, tendo como uma das referências neste tipo de inciativa o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da prefeitura de São Paulo.

A nova academia

Com uma abordagem mais filosófica e com planejamento a médio prazo a academia Ekos Boulder pretende ser um campos de criação, tendo um ambiente de livre para a interação e aprendizagem de relações humanas colaborativas, para assim transformar o espaço para ser 100% democrático.

A nova unidade tem como objetivo a curto prazo de tornar-se uma empresa colaborativa, com ideais pós-capitalistas e modernos, para buscar, acima de tudo, o desenvolvimento do capital humano.

As atividades envolvidas neste novo, e por enquanto único, centro olímpico de formação de atletas de escalada esportiva estão: escalada esportiva, práticas de yoga, aulas de tecido acrobático, comida orgânica entre outros projetos diversos a serem desenvolvidos de acordo com as necessidades dos alunos.

Foto: Divulgação Ekos Boulder

Foto: Divulgação Ekos Boulder

A nova unidade da Ekos Boulder terá completo muro para a prática de boulder, bowl com 150 m² para a prática de skate, além de lanchonete orgânica e venda de cervejas artesanais.

Dentre as metas ambiciosas de seus proprietários está a possibilidade de sediar as etapas do campeonato brasileiro de boulder de 2017, etapas do campeonato sul-americano de escalada, assim como classificatórias para as Jogos Olímpicos de 2020.

Nos planos consta ainda o objetivo de desenvolver atletas para participar do circuito amador e profissional de bowl skate, pois o esporte muito provavelmente também estará nos Jogos Olímpicos de 2020, junto com a escalada.

ekos-boulder-olimpiada-2

No plano do futuro centro olímpico está também a ambição de criar um festival de esportes radicais e musical na cidade de Garopaba-SC, que incluirá escalada (modalidade boulder), skate (modalidade bowl), surf , corrida de montain bike já para o ano de 2017.

O projeto, assim como duas metas para os eventos, já conseguiram duas parcerias de peso Vans do Brasil e Sul Nativo.

Para saber mais detalhes acesse: http://www.ekosboulder.com/

Foto: Divulgação Ekos Boulder

Foto: Divulgação Ekos Boulder

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.