Academia de escalada aposta em realidade aumentada para otimizar treinos

O termo realidade aumentada (Augmented Reality) é designado à integração de informações virtuais em visualizações no mundo real utilizando, por exemplo, uma câmera para projetar estes dados.

Atualmente, a maior parte das pesquisas em realidade aumentada está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.

Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

escalada-realidade-aumentada-5

Todos sabem, entretanto, que para uma academia obter mais dinamicidade nos treinamentos, assim como oferecer aos seus frequentadores possibilidades de amentar o repertório de movimento, a troca de vias de escalada deve ser constante.

A troca constante das vias de escalada de uma academia faz parte dos conceitos mais básicos de uma boa administração.

Um dos argumentos utilizado por muitos administradores é que esta renovação das vias de escalada é custosa, além de demandar tempo e a ocupação de vários profissionais.

Diante desta realidade algumas optam por nunca trocar as vias, enquanto outras optam por realizar o procedimento semestralmente.

escalada-realidade-aumentada-4

O programador Jon Cheng resolveu criar uma maneira mais criativa para instantaneamente criar vias de escalada e aumentar a experiência de atletas utilizando realidade aumentada.

Na sua demonstração na academia Brooklyn Boulders, nos EUA, Cheng fez uma demonstração de seu invento no qual utilizou projetores, sensor com câmera e um laptop.

Pela simplicidade apresentada fica evidente que não é exatamente uma tecnologia complicada de se utilizar.

Literalmente o invento de Cheng cria uma espécie de jogo a ser realizado no próprio muro do ginásio podendo, inclusive, otimizar treinamentos de atletas.

escalada-realidade-aumentada-1

Batizada de Time Trial, o gerente da academia ficou impressionado com a demostração, declarando que, literalmente, transformou a escalada em um jogo interativo.

O software ainda está em fase de aperfeiçoamento, e será aplicado na academia ainda este ano.

Alguns treinadores estão participando do processo de construção da novidade para entender como será possível incorporar a novidade aos treinamentos de escalada.

escalada-realidade-aumentada-3

escalada-realidade-aumentada-2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.