A massificação das atividades outdoor e suas consequências – A Montanha não é para todo mundo ?

Ultimamente tenho notado esse BOOM no montanhismo, todos querem fazer parte dessa nova moda que é o mundo outdoor. A cada dia nos deparamos com a realidade de que somos muito mais que um bando de indivíduos dividindo o mesmo espaço. As montanhas podem mexer com nossos sentimentos, elas nos impressionam e nos encantam, todos os anos milhares de pessoas vão para as montanhas apreciar suas belezas ou se refugiar e reconhecer sua pequenez diante da natureza e sua magnitude, o que pode ser constatado.

O turismo de aventura caiu no gosto popular, segundo dados do SEBRAE foi registrado um aumento de 21% no ramo nos últimos tempos, dados interessantes tendo em vista que nesta análise quantitativa só existem dados de empresas credenciadas tirando de pano de fundo os organizadores de eventos.

Foto : Drone de Montanha

Não raramente há denúncias e relatos de frequentadores de trilhas tradicionais, trekkings, e vias de escaladas no qual deixam o local que deveria ser apenas para a pratica do esporte, sujo e poluído. Não entendo a dificuldade de entender a comunicação em levar seu lixo, não fazer fogueiras, entre outros princípios básicos, mesmo estampados em placas nas entradas dos parques e sites de comunicações dos principais parques nacionais.

Acho que a preocupação exacerbada referente ao número de curtidas na foto publicada em uma rede social é bem maior que o uso consciente da montanha, o número de incidentes com incêndios, seja por uma bituca de cigarro ou um disparo de sinalizador mal justificado, só demonstra o quanto as pessoas envolvidas não sabem nada sobre a ética na montanha.

Foto: Cultura de Montaña

Me pergunto o seguinte que tipo de gente está indo à montanha ?

Gente que se comporta como se a montanha fosse uma extensão do zoneamento da cidade poluída e barulhenta, ou que é conduzida por organizadores sem a menor capacitação técnica ou consciência ambiental.

Pessoas que fazem de banheiro toda a montanha desconsiderando todo mal que isso pode causar. Conseqüências essas que podem trazer o fechamento da área de lazer, além da contaminação dos reservatórios de água. É inconcebível que sejam os montanhistas responsáveis por essas “cagadas”.

Velhos hábitos não cabem mais em uma atividade cada dia mais popular em um ambiente cada vez mais frágil.

Texto escrito por Diana Andrade

Sobre o Autor

Roots - Raízes da Aventura

Roots – Raízes da Aventura

Roots – Raízes da Aventura é uma pagina que surgiu da vontade de um grupo de amigos difundirem informações sobre o mundo de esportes outdoor. Somos roots mas com responsabilidade, consciência e claro bom humor.
Dedicada ao Montanhismo, Corrida de Rua e Mochilão

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.