A importância de não deixar de costurar em uma escalada guiada: A queda que poderia ser fatal

Muitos escaladores arriscam “saltar” uma costura para arriscar-se a uma queda para encadenar uma via. Porém a prática é mal interpretada por quem resolve realizar a prática nas primeiras costuras. Quando qualquer escalador  ignora a existência de uma proteção, com o pretexto de que “está muito perto”, deve obrigatoriamente estudar o risco de acidente que existe.

Um bom conquistador de vias, muito além de se preocupar somente com a marca da furadeira, deve atentar-se ao risco de acidente que uma determinada linha possui. Caso contrário é apenas um maluco com uma furadeira ou martelete.

O escalador espanhol Félix durante um dia de escalada estava arriscando uma via de graduação relativamente fácil: 6º grau (6b francês). No vídeo o segurador preocupado com a situação avisa ao escalador, que ignora. Tudo captado em um vídeo. Felizmente o final não é trágico.

O vídeo foi  disponibilizado por uma revista americana mostra a queda do escalador ignorou a necessidade de costurar a segunda proteção por estar “perto demais” da primeira. O resultado pode ser visto acima.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.