A espetacular escalada de Big Wall no Peru – La Esfinge

A cidade peruana de Huaraz de cerca de 87.000 habitantes está encrustada entre as Cordilleras Blanca e Negra na região dos Andes Peruanos. A cidade está localizada a 3.090 metros acima do nível do mar. Na região está a via “La Esfinge”, localizada a nada menos do que 5.325 metros de altitude que é uma escalada em Big Wall de intimidar o escalador mais valente.

A Cordillera Blanca é um dos ramais da Cordilheira Ocidental dos Andes e recebe este nome devido à quantidade exuberante de cumes nevados e está separada da Cordillera Negra pelo Pasillo de Huaylas.

A via “La Esfinge” é também conhecida por outros nomes como: Cerro Parón, La Torre Aguja, El Cerro Colca ou La Roca. Isso porque é uma montanha de granito e bem seca que ironicamente contrasta com os cumes nevados de sua vizinhança.

La Esfinge conta com somente quatro vias com muito poucas repetições desde o ano de 1997. Foram abertas duas vias mias no ano de 1999 e sete no ano 2000. O principal conquistador do local e tido como descobridor da escalada na montanha Antonio Gómez Bohórquez, conhecido popularmente como “Sevi”. A primeira ascensão da via foi feita pelo próprio “Sevi” junto de Onofre P. García em julho de 1985. Foram necessários 9 bivacs (pernoites na rocha) para completar a via.

Em um vídeo produzido por Jan-Georg Wagenfeld, batizado com o mesmo nome da via, mostra a tentativa de escalada em uma das mais espetaculares escaladas de Big Wall na Cordilheira dos Andes.

big wall

big wall

big wall

big wall

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.