A escalada e o treinamento funcional

Apesar de a princípio parecer uma habilidade a ser desenvolvida, a escalada é uma das habilidades naturais do ser humano assim como andar, correr, saltar, se equilibrar, levantar, agachar, carregar, entre outras.

Pense na força da pegada, pressão palmar, de um bebê. Mesmo sendo ainda um movimento reflexo, um recém-nascido muitas vezes consegue sustentar o próprio peso suspenso durante alguns segundos.

Somos dotados de muitas capacidades, mas temos algumas habilidades que são atrofiadas pelo desuso. Para restaurar essa habilidade natural do ser humano temos que desenvolver o corpo em sua integralidade.

Foto: http://www.junglegymbrazil.com.br/

Foto: http://www.junglegymbrazil.com.br/

Independente da modalidade de escalada escolhida, é um esporte completo que engloba todas as capacidades físicas, como força, potência, flexibilidade e coordenação.

Segundo Verkhoshanky, um grande teórico do treinamento esportivo, a evolução do atleta em um esporte não se da somente pela aquisição de habilidades específicas do esporte praticado, mas também pelo ganho de funcionalidade do corpo.

É justamente nesse contexto que o treinamento funcional aparece como um excelente método para se preparar fisicamente para a escalada. Um tipo de treinamento cujo objetivo é tornar o corpo um organismo cada vez mais inteligente.treinamento-funcional-escalada-1

O trabalho integral, multi-planar, e diversificado, no que diz respeito a padrões de estímulo, desenvolvido com o treinamento funcional contribui para a formação de um organismo inteligente e consequentemente apto fisicamente para desenvolver atividades como a escalada.

A diversidade dos treinos, que deve estar presente no treinamento funcional, é de extrema importância para ganhos de condicionamento físico completo, afinal o corpo humano reage a vários estímulos com os quais não está costumado.

Na prática da escalada, cada modalidade tem um sistema metabólico principal, mas não único, sendo fundamental que o corpo do atleta esteja treinado para responder de forma eficiente a todos eles.

Principalmente para aqueles escaladores que diversificam suas modalidades, escalando boulder, vias esportivas e paredes aleatoriamente.

No treinamento funcional a prática de treinos anaeróbios (pré-exaustão) permite o aprimoramento de um sistema metabólico muito utilizado na prática de Boulder por exemplo, onde muita energia é demandada em pouco tempo.

Já em vias esportivas longas a demanda pelo sistema aeróbio é maior, baixa energia e longa duração, treino também sempre presente no treinamento funcional. Além de treinos específicos para o CORE, flexibilidade, força máxima, entre outros.

O que você está esperando para experimentar o treinamento funcional com o objetivo de escalar melhor?

Com um organismo inteligente e um bom condicionamento físico o céu é o limite!

jungle-gym-banner

Vanessa Machado é Coordenadora Técnica da Rede de Estúdios Jungle Gym Brazil – RJ, Mestre em Treinamento Funcional e Especialista em Treinamento Desportivo

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.