A capacidade de recomeçar

Dizem que todo Ser Humano que possui a capacidade de recomeçar, possui dentro de si uma característica chamada resiliência.

Muito “cool” e atual, a palavra resiliência é oriunda do latim resiliens, mas possui vários significados para diversas áreas da ciência.

Na Ecologia a resiliência é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Na Psicologia, é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e buscar a recuperação emocional, seja qual for a situação.

Na Física, é a propriedade dos materiais que acumulam energias, quando são submetidos a situações de rupturas e, se são capazes de voltar ao estado normal. Já na Administração ela faz parte dos processos de gestão de mudanças, e o saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho quando as situações não saem como esperadas.

Resumindo todas as definições descritas pelas ciências, a resiliência nada mais é que o resultado de um aprendizado de vida.

flavia_arpini_16

Foto: http://alp.org.ua/

Todos nós temos um limite. Qual é o seu limite?

A facilidade com que se é resiliente ou não, está na capacidade de compreender o que sentimos, isto é, a capacidade de estar atento aos nossos sentimentos e buscarmos efetivamente aquilo que nos faz bem, assim como, evitar aquilo que não nos faz bem.

Estar atento a essência do que sentimos não é uma tarefa fácil, e é por este motivo que muitas vezes se tenta aliviar os sentimentos ruins através de atitudes como, por exemplo, comprar quando não nos sentimos bem, comer quando estamos ansiosos e etc.

Quando se sente que tem algo que está “fora da ordem”, PARE, OLHE e ESCUTE!! Tente conectar com seu interior. Se conseguimos “tirar da ordem”, conseguimos também “colocar na ordem”, ou “criar uma nova ordem”.

Os resultados esperados quando se possui a resiliência como mestra são uma melhor preparação para lidar com as pressões do dia-a-dia, e a capacidade que temos de nos adequar e flexibilizar às situações sem perder nossos objetivos.

Flávia é formada em psicologia com ´pos graduação em Recursos Humanos e MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuou em Florianópolis, São José dos Campos e Rio de Janeiro.
Possui experiência em recrutamento, e é especializada em Treinamento e Aperfeiçoamento de Lideranças. Hoje está entre Itália e Brasil atuando como consultora de RH e Coaching. É praticante de trekking.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.