A capacidade de recomeçar

Dizem que todo Ser Humano que possui a capacidade de recomeçar, possui dentro de si uma característica chamada resiliência.

Muito “cool” e atual, a palavra resiliência é oriunda do latim resiliens, mas possui vários significados para diversas áreas da ciência.

Na Ecologia a resiliência é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Na Psicologia, é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e buscar a recuperação emocional, seja qual for a situação.

Na Física, é a propriedade dos materiais que acumulam energias, quando são submetidos a situações de rupturas e, se são capazes de voltar ao estado normal. Já na Administração ela faz parte dos processos de gestão de mudanças, e o saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho quando as situações não saem como esperadas.

Resumindo todas as definições descritas pelas ciências, a resiliência nada mais é que o resultado de um aprendizado de vida.

flavia_arpini_16

Foto: http://alp.org.ua/

Todos nós temos um limite. Qual é o seu limite?

A facilidade com que se é resiliente ou não, está na capacidade de compreender o que sentimos, isto é, a capacidade de estar atento aos nossos sentimentos e buscarmos efetivamente aquilo que nos faz bem, assim como, evitar aquilo que não nos faz bem.

Estar atento a essência do que sentimos não é uma tarefa fácil, e é por este motivo que muitas vezes se tenta aliviar os sentimentos ruins através de atitudes como, por exemplo, comprar quando não nos sentimos bem, comer quando estamos ansiosos e etc.

Quando se sente que tem algo que está “fora da ordem”, PARE, OLHE e ESCUTE!! Tente conectar com seu interior. Se conseguimos “tirar da ordem”, conseguimos também “colocar na ordem”, ou “criar uma nova ordem”.

Os resultados esperados quando se possui a resiliência como mestra são uma melhor preparação para lidar com as pressões do dia-a-dia, e a capacidade que temos de nos adequar e flexibilizar às situações sem perder nossos objetivos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.