Livro da semana: “9 out of 10 climbers make the same mistakes” – Dave MacLeod

O escalador britânico Dave MacLeod dispensa grandes apresentações. O escocês é mundialmente conhecido por ser o primeiro escalador do mundo na história a escalar em estilo solo uma via de graduação 8c francês (11a brasileiro) no ano de 2008. A via em questão fica em Margalef, conhecido e badalado local de escalada na Espanha, o qual possui um total de 760 vias.

Entretanto o escalador também é um ávido escritor de livros sobre o esporte que pratica, além de ser conhecido (e reconhecido) por ministrar treinamentos de escaladores. Todo este conhecimento adquirido ao longo do tempo, frequentemente reciclado em cursos e simpósios sobre treinamento esportivo que participa na Europa, MacLeod procurou colocar em seus livros. Vislumbrando a repetição constante e erros que os praticantes de todo o mundo repetem, aproveitou para lançar a obra “9 out of 10 climbers make the same mistakes“.

Foto: Dave MacLeod

Dividido em cinco partes (creatures of habit, the big four, fear of falling, the other big four e plannig your improvement), o autor não usa nenhum eufemismo, sendo bem direto na identificação dos erros e modus operandi de escaladores. Esta mesma franqueza inicialmente causou incômodo em quem teve contato com o livro (especialmente por identificar-se com o erro), mas também garantiu a sua popularidade. Popularidade esta que é muito grande com treinadores de toda a Europa.

Logo na descrição do livro, Dave MacLeod já declara que 9 em cada 10 escaladores estão estagnados, e pelos mesmos motivos. Os motivos que fazem os escaladores ficarem parados na escala de evolução, paradoxalmente, são os mesmos de 20 anos atrás: motivação, gerenciamento do tempo e completa falta de análise de erros para corrigi-los. Ao contrário de outros livros de escalada, que faz várias listas de técnicas de treinamento e movimentação, o autor foca mais na mudança de hábitos comportamentais e conhecimentos científicos.

Fica claro, assim como seu outro livro “Make or Break: Don’t Let Climbing Injuries Dictate Your Success“, explicita que aquele que não renova seu conhecimento acaba também cometendo um erro fatal. Esta mesma afirmação evidencia que treinadores sem reciclagem de conhecimento, assim como pessoas que acreditam no empirismo e não na ciência, condenam seus treinados a ficaram obsoletos e estagnados no crescimento.

Para quem acredita que o escalador apenas escreveu a obra baseada em artigos publicados em revistas e sites de internet, Dave MacLeod possui graduação em fisiologia e ciência do esporte, além de mestrado em medicina e ciência do esporte e exercício. Portanto todas as suas afirmações, assim como estudos a respeito de treinamentos de escalada, são todos embasados em extensa bibliografia (disponibilizada no livro).

Ficha técnica

  • Título: 9 out of 10 climbers make the same mistakes
  • Autores : Dave MacLeod
  • Edição:
  • Ano: 2009
  • Número de páginas: 176
  • Editora : Rare Breed Productions

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.