Conheça 8 dicas e truques para melhorar suas fotografias de escalada

Muito provavelmente se você já trabalhar com fotografia, este artigo pode não ser o público-alvo dele.

Caso contrário, você não trabalha na área de fotografia e captação de imagens mas sempre observa o trabalho de fotógrafos do calibre como Bruno Graciano, Peruzzo, Corey Richards, entre outros, e se pergunta como conseguem captar momentos como ninguém a resposta pode estar nas pequenas dicas abaixo.

Por isso as dicas abaixo são voltadas a quem possui desejo de tirar fotos de escaladas melhores e mais elaboradas. Tanto para começar a trabalhar de fotógrafo, ou até mesmo apresentar trabalhos melhores.

1 – Vá escalar

Foto: http://www.dpmclimbing.com/

Foto: http://www.dpmclimbing.com/

Pode parecer óbvio, mas não precisa ser fotógrafo profissional para entender que para tirar foto de escaladores, é necessário ir escalar. Obviamente para treinar o senso de oportunidade, ir tirar fotos dos amigos na academia é divertido.

Mas ir à rocha o preparará melhor em termos de logística, ângulos e movimentos.

2 – Leve a Câmera

Foto: http://www.ultimatephotoguide.com/

Foto: http://www.ultimatephotoguide.com/

Somente a repetição de tarefas traz o aprendizado e leva à excelência. Se você quer começar a tirar fotos melhores, sempre tenha sua câmera à mão. Mesmo fotógrafos que se dizem profissionais nunca deixam a câmera em casa.

Talvez o dia perfeito com luz perfeita, e movimentos perfeitos podem ser perdidos por conta deste esquecimento.

3 – Não deixe a câmera cair

melhores-fotos-escalada-4

Tirar fotos de escalada possui este tipo de contratempo: eventuais quedas de sua câmera quando estiver pendurado.

Câmeras fotográficas são “brinquedos caros”, por isso sempre esteja atento a prendê-la com um backup em sua cadeirinha, ou outro lugar que evite este tipo de acidente.

4 – Esqueça os Selfies

melhores-fotos-escalada-6

Se o seu objetivo é tirar fotos melhores, e não somente publicar no Instagram, esqueça de fazer as selfies. Todos sabemos que é divertido, e que traz boas lembranças para quem compartilhar a foto, mas ao focar a sua atenção em fazer selfies, acabará esquecendo de captar os detalhes à sua volta.

Procure deixar seu radar atento para tudo mais à sua volta, e não somente em você.

5 – Não fique tirando retratos de bundas

Foto: http://ssmobis.blogspot.com.br/

Foto: http://ssmobis.blogspot.com.br/

A foto mais comum que existe em escalada são as das bundas das pessoas que escalam. Isso porque pequenas regras como: regra dos terços, composição fotográfica e outros conceitos de fotografia são esquecidos.

Procure focar em rostos, e nos detalhes de cada escalador, se possível procure sempre estar a um ângulo que não seja olhando diretamente para a bunda do escalador.

Mesmo tirando foto de abaixo, procure ângulos que não seja o do observador estático.

Procure estudar os conceitos básicos de composição fotográfica, e mesmo a regra dos terços irá minimizar a quantidade de bundas clicadas em um dia de escalada.

6 – Certifique-se que seu dedo não apareça na foto

Foto: http://www.unexplained-mysteries.com/

Foto: http://www.unexplained-mysteries.com/

Um outro erro comum de quem está na ânsia de tirar fotos é deixar que seu dedo, ou mesmo qualquer parte de você saia na foto.

O posicionamento corporal do fotógrafo é tão importante quanto o senso de oportunidade para clicar o momento certo na hora certa.

7 – Escale com pessoas diferentes.

Foto: Alison | http://www.gorseandcoconuts.com/

Foto: Alison | http://www.gorseandcoconuts.com/

Ir escalar com as mesmas pessoas faz com que você realize as mesmas vias, tire as mesmas fotos e procure os mesmos ângulos.

O ideal é que vá escalar com outras pessoas diferentes das que já escala. Mesmo que suas fotos não sejam tão boas, ao menos aprenderá novos procedimentos, novas técnicas e terá a oportunidade de sair de sua zona de conforto.

8 – Escale com segurança

Foto: http://www.petzl.com/

Foto: http://www.petzl.com/

Mesmo que esteja lá para também tirar fotos, não esqueça da sua segurança. Use capacete, sempre se ancore tendo um backup, nunca faça nada arrisco que não saiba o que esteja fazendo e etc.

Acidentes na escalada sempre causa grande repercussão, e muitas pessoas tendem a exagerar as consequências do ocorrido. Portanto esteja sempre seguro pois após um acidente você pode até mesmo nunca mais escalar.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.