Conheça 5 estratégias para perder peso e escalar melhor

Todo escalador é obcecado por baixar de peso para sentir-se leve e assim, pelo menos em teoria, escalar melhor. Mais importante do que emagrecer, é saber qual o peso ideal de cada pessoa e tirar todas as dúvidas sobre alimentação, peso e organismo com um nutricionista. Tomar decisões de se automedicar, e prescrever a si próprio uma dieta, é um convite a lesionar-se facilmente, e até mesmo ganhar peso.

Assim como nunca se deve tomar aulas de um personal trainer que não seja profissional formado de educação física, adotar dietas alimentares sem embasamento científico e consultar uma nutricionista é sinônimo de imprudência com o próprio corpo e negligenciar o próprio bem-estar.

As dicas abaixo foram listadas após consultar vários nutricionistas diferentes, e servem apenas como orientação. Para elaborar o seu cardapio de dieta, fale com seu nutricionista.

Antes de tudo conheça seu corpo

perder peso

Foto: Alice Rietveld

Na consulta com um nutricionista elementos de seu organismo serão conhecidos por um profissional que se dedica a saber equilibra-lo com alimentos.

Fatores como composição óssea, porcentagem de gordura, idade e altura influem na avaliação de sua dieta alimentar. Alguns profissionais pedem alguns exames laboratoriais para tomar a decisão correta (sim, nutricionista pode pedir exames laboratoriais). Por conta desta característica é que um mesmo nutricionista recomenda à várias pessoas dietas alimentares diferentes, mesmo que o objetivo seja o mesmo.

Tenha sempre em mente que organismos diferentes reagem de maneiras diferentes a uma mesma comida. Parece óbvio dizer, mas uma pessoa que já é magra é mais difícil perder vários quilos, do que alguém que está acima do peso. Isso porque quando elimina-se algum peso do corpo (e assim emagrecendo), está tirando uma porcentagem do organismo.

Para título de exemplo:

  • Alguém com 60 kg que deseja perder 2,0 kg representa 3,33% de seu peso corporal
  • Alguém com 80 kg que deseja perder 2,0 kg representa 2.5% de seu peso corporal

Quanto maior esta porcentagem a ser eliminada, maior o esforço e tempo necessário. Esteja consciente de que não há mágica, e que determinação é a palavra-chave para emagrecer.

Se você não se sente preparado para sacrificar certo tipo de comida, ou bebida, para atingir um determinado peso, nem se dê ao trabalho de realizar nenhuma dieta.

Dica 1 – Equilibrar a ingestão de carboidratos

perder peso

A questão do carboidrato é um consenso na maioria dos nutricionistas: é o primeiro a ser equilibrado na alimentação.

Portanto não quer dizer que seja necessário cortar totalmente o consumo de carboidratos na alimentação, mas se você está procurando eliminar alguns quilos, reduzir o consumo de carboidratos é um bom começo. Não que os carboidratos sejam os principais vilões, porém eles são necessários somente para a realização de exercícios. Se você não se exercita, seu corpo irá guardar este excesso de carboidratos na forma de gordura para uma outra ocasião.

Portanto esteja consciente de que panquecas, pão na chapa, macarronada, lasanha e pão de batata devem ser diminuídos, ou até mesmo eliminados (novamente: pergunte ao seu nutricionista sobre isso) da dieta. Para a escalada, e por ventura algum trekking, não é necessário muitos carboidratos (mais necessários a corredores e exercícios aeróbicos). Avaliando a quantidade de atividade física que realiza, é importante para saber o que deve ser eliminado de sua dieta alimentar.

Dica 2 – Corte o Álcool

perder peso

Para muitas pessoas cortar o consumo de álcool é sacrificante, e bastante doloroso. Especialmente para quem tem uma vida social muito ativa. O consumo de bebidas alcoólicas atrapalha o preparo físico de qualquer pessoa. Por isso, há de se preparar mentalmente para que seja uma meta a ser atingida: consumir zero álcool.

Obviamente se consumir a sua IPA, Weiss, Witbier ou Lager é tão importante assim, reserve para o dia que conseguir realizar o seu projeto pessoal. Corte o consumo de álcool para atingir seu objetivo, mas aproveite para consumir MODERADAMENTE quando atingi-lo, afinal a vida é muito curta para ser pequena.

Dica 3 – Não fique obcecado a respeito de seu peso

perder peso

Pode parecer inconsistente com o texto, mas é necessário saber que toda uma dieta alimentar demanda tempo, e o resultado é obtido através do processo do dia a dia. Ficar pensando no peso todo o tempo, pesar-se duas vezes ao dia, olhar no espelho de casa, reparar nos buracos do cinto, e medir o rendimento na escalada apenas irá fazer você sentir-se mentalmente miserável.

Apenas mentalize o valor a ser atingido e pense que cada passo, estipulado pelo seu nutricionista, na sua dieta o coloca mais perto, mas não deve virar uma obsessão Assim como não deve prestar atenção ao valor máximo da distância de uma caminhada ou trekking, e sim nos passos e movimento do corpo, utilize a mesma lógica para a sua busca pelo peso ideal.

Dica 4 – Durma bem

perder peso

Parece nada relacionado com uma dieta alimentar, mas um sono equilibrado faz parte do processo de perder peso. Às vezes parece impossível, especialmente para quem trabalha em grandes metrópoles, enfrenta ambiente tumultuado no trabalho, e até mesmo passa por problemas familiares.

Mas muitos estudos foram realizados a respeito da relação que existe entre ganho de peso e privação do sono. Alguns destes sugerem que ficar sem dormir pode até mesmo alterar os hormônios que alteram o apetite.

O ideal é procurar dormir de 6 a 8 horas por dia, valor que varia de pessoa para pessoa.

Dica 5 – Corte o Açúcar

perder peso

Se você é daqueles que acredita que “de amargo já basta a vida”, e adora colocar açúcar em tudo, é melhor repensar seus conceitos.

Eliminar a maior quantidade possível de açúcar, especialmente o refinado, é um bom caminho para se queimar a camada de gordura de maneira mais eficiente.

Portanto prepara-se para cortar o café com açúcar, o pudim de leite, quindim, ambrosia, cocada, pêssego em calda, leite condensado, barrinhas de chocolate e até mesmo as barrinhas de cereais vendidas no mercado (que são pequenas bombas de açúcar vendidas pelos publicitários). Tudo o que tiver açúcar, mesmo nos ingredientes, quando cortado facilita a perda de peso.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.