São Desidério-BA organiza encontro de escaladores para divulgar área com potencial incalculável

Apesar de ainda não constar no mapa de escaladas obrigatórias de escaladores do Brasil, os escaladores do município de São Desidério-BA estão procurando mudar esta história.

Para isso criaram o 1º Encontro de Escalada Junina de São Desidério que tem a ambição de adicionar mais atrativos às festas de São João do Oeste da Bahia. Na programação do evento estão sendo oferecidas oficinas, escaladas e atividades culturais.

Encontro-escalada-bahia2

Programado para acontecer nos dias  24, 25 e 26 de junho próximos tem o objetivo de mostrar o potencial que o esporte possui para os habitantes de São Desidério-BA e visitantes.  A cidade está a 878 km da capital do estado, e 500 km da Chapada Diamantina.

Encontro-escalada-bahiaApesar da grande distância da capital, os organizadores esbanjaram animação para ter uma programação para este 1º Encontro de Escalada Junina. No encontro serão oferecidas as seguintes atividades :

  • Workshop de treinamento mental para escaladores
  • Aula prática de Yoga
  • Bate papo sobre animais peçonhentos
  • Competição de escalada indoor
  • Escalada com os moradores locais
  • Roda de Capoeira;
  • Sorteios de brindes;
  • Lual e arraiá

Para participar do evento é possível pode fazer a inscrição online até o dia 22/06. Também é possível fazer a inscrição na hora do evento.

A taxa de inscrição custa R$ 50,00 e os primeiros 20 inscritos ganham uma diária para escalar na parede indoor da Hits Sport & Music, em Luís Eduardo Magalhães-BA

O evento tem o objetivo de divulgar a escalada esportiva e tradicional na região, além de estimular e promover o encontro de escaladores de diversas partes do país.

A escalada em São Desidério

O município de São Desidério no Oeste baiano, distante 860 quilômetros de Salvador, é o maior produtor de algodão do Brasil  maior produtor de grãos do norte/nordeste brasileiro. Mas o agronegócio não é o principal atrativo da cidade que possui um potencial de turismo de aventura gigantesco com 146 grutas catalogadas, nove sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres, além de 26 rios.

Dos lugares mais impressionantes está o Buraco do Inferno com 4 km de extensão, depressão de 60 metros e 300 metros de diâmetro. O maior lago subterrâneo do Brasil, batizado de Lago do Cruzeiro, também está na cidade.

A escalada esportiva é uma modalidade relativamente recente no Oeste da Bahia, e começou a ser praticado no ano 2000 e se intensificou nos últimos 5 anos. O município de São Desidério possui 140 grutas, nove sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres, além de 26 rios.

Foto: http://moradadostapuiasescalada.blogspot.com.br/

Foto: http://moradadostapuiasescalada.blogspot.com.br/

A prática da escalada no Sítio do Rio Grande é feita tanto no calcário quanto no arenito. O complexo rochoso do carste de São Desidério possibilita a formação de paredões com texturas e formas ideais para quem deseja tanto escalar, quanto abrir novas vias para constar na lista das mais difíceis do Brasil.

Atualmente são cerca de dez setores e 80 vias conquistadas, distribuídas em vias esportivas, tradicionais, psicoblocs e boulders. O potencial de expansão das vias de escalada é considerado, até o momento, incalculável.

Foto: http://terraquatro.com.br/

Foto: http://terraquatro.com.br/

Segundo os escaladores que conheceram a região estipularam que o potencial de vias existentes no local pode colocar São Desidério-BA como dos maiores locais de escalada em calcário do Brasil.

Ainda pouco conhecido da comunidade de escalada brasileira, os escaladores locais ambicionam com o evento uma maior visibilidade, além da possibilidade futura de realizar uma edição do Encontro de Escaladores do Nordeste.

Para saber mais:  http://goo.gl

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.