10 dicas sobre cartões de memória para máquinas fotográficas

Memory-cards[1]O tempo médio de vida de um cartão de memória, segundo seus fabricantes é de 8 a 10 anos, se bem conservado, livre de umidade, gases, poeira, queda, altas e baixas temperaturas, maresia, raios X de aeroportos, etc, pode-se atingir esta estimativa de vida de um cartão.

A seguir alguns conselhos úteis que o professor de fotografia Enio Leite:

01 – Formate o cartão na câmera – Formate sempre o cartão na câmera e nunca pelo computador. Isso facilita o alinhamento do cartão com a câmera.

02 – Preste atenção na quantidade de fotos que cabem em seu cartão – Imagens podem ser corrompidas quando você tenta fotografar com um cartão de memória cheio.

Isso se torna mais importante quando estamos usando cartões de baixa capacidade em uma câmera de grande resolução.

memory-cards1[1]03 – Use softwares de Recuperação – Se formatar um cartão acidentalmente ou apagar uma imagem, a possibilidade de recuperação do trabalho perdido é muito grande.

Após a formatação do cartão, retire-o da câmera e use um software de recuperação de imagens.

04 – Organize seus cartões – No caso de fotógrafos profissionais que se utilizam de vários cartões de memória em um trabalho, o ideal é que se tenha um sistema para diferenciar os cartões cheios dos vazios.

Isso vai de encontro ao indicado no ítem 02, para não correr o risco de danificar alguma imagem.

05 – Utilize um leitor de cartão – É mais prático e mais rápido.

Sem falar que você não desperdiça carga de bateria da câmera para transferir as fotos e se a bateria acaba no meio da transferência existe o perigo de corromper os arquivos.

06 – Não apague fotos na câmera – Prefira cartões de alta capacidade e deixe para apagar fotos no computador, após a transferencia dos arquivos. Isso economiza tempo durante a sessão fotográfica.

07 – Não retire o cartão da câmera muito cedo – É importante não tirar o cartão da câmera enquanto a luz vermelha de leitura estiver acesa. Espere todos os processos de gravação e leitura estarem terminados.

08 – Não entre em pânico – Se o seu cartão de memória se molhar, não entre em desespero.

As memórias flash são de estado sólido e sem partes móveis.

Certifique-se que a memória está bem seca antes de colocar em qualquer aparelho eletrônico.

09 – Backup primeiro – Se as fotos são importantes para você, ou um trabalho profissional, certifique-se de apagar as imagens do cartão apenas depois de fazer múltiplos backups.

10 – Nunca compre o ultimo lançamento de cartão de memória – São muito caros e podem não ser 100% seguros.

Espere mais um pouco, enquanto o fabricante ajusta e afina a tecnologia do seu produto.

Fonte: http://www.fotocolagem.com.br/foco/dicas/10-dicas-sobre-cartoes-de-memoria/

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é aficionado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema” e jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.